25 março 2022

Presidente da Câmara de Vereadores de Itaíba diz que prefeita irá responder por improbidade administrativa se até dia 31/03 não enviar o PL de reajuste dos professores.


Declaração foi dada da Tribuna da Câmara nesta quinta-feira (24) em sessão marcada pela presença dos educadores itaibenses que lotaram as dependências do Poder Legislativo Municipal.

A Câmara Municipal de Vereadores de Itaíba, realizou na noite desta quinta-feira (24) sua 496° Sessão ordinária com o objetivo de discutir, aprovar e ou rejeitar as preposições legislativas apresentadas pelos vereadores, bem como os Projetos de Lei do Poder Executivo Municipal.

Todavia, era justamente o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal referente ao reajuste salarial de 33,24% dos professores conforme o novo piso salarial nacional, que era aguardado para ser colocado em votação pelos vereadores e principalmente pelos professores que lotaram as dependências do Poder Legislativo para acompanhar a votação, mas infelizmente o projeto ainda não havia sido enviado a Câmara pela Perfeita Regina Cunha.




Sem nada para colocar em votação com exceção de alguns requerimentos relacionados a outros temas, deu-se início a uma série de discursos acalorados, com destaque para o Professor Dimas Magalhães e o Presidente do SINSEPI - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaíba Abdoral Alves, que foram aplaudidos de pé pelos seus colegas professores ao expor todas as evidências de perseguição política, de desrespeito e manipulação dos fatos promovida pela Gestão Municipal, principalmente no tocante a representação judicial feita contra a greve dos professores da rede municipal de ensino. Confira os pronunciamento na íntegra!


Além dos representantes dos professores, apenas 02 vereadores não fizeram uso da tribuna, porém, todos os que se pronunciaram deram total apoio a causa dos educadores itaibenses, com destaque ao discurso vibrante da Vereadora Dinha que também é professora e do Presidente da Casa Ver. Everaldo Pequeno que foi bastante aplaudido pelos professores ao afirmar entre outras palavras, que se a Prefeita Regina Cunha não enviar para a Câmara até o dia 31/03 o Projeto de Lei de reajuste dos professores, irá responder por improbidade administrativa e a uma ação que a Câmara ingressará contra a mesma. 




Quem também fez uso da Tribuna para defender a classe dos professores, foi o Diretor Legislativo Jandilson Gomes, que se disse surpreendido com uma matéria em caráter de emergência que na prática  acabaria com o adicional do "pó de giz" dos professores, mas, que, porém, o mesmo decidiu junto ao presidente Everaldo Pequeno não colocar em pauta para apreciação e votação visto que a matéria não seguiu os trâmites legais de protocolo da casa. "Aqui ninguém é fantoches e não estou aqui neste cargo simbólico não!" - Desabafou.