01 junho 2021

PRÊMIOS & RECONHECIMENTO

Jornalista e Escritor canapiense recebe reconhecimento do renomado site ABC DAS ALAGOAS, referência do Patrimônio histórico, artístico e cultural do estado.

Pouco mais de 03 anos após tomar posse como imortal da ACALA – Academia de Letras e Artes de Arapiraca, Marcio Martins agora tem sua biografia publicada no seleto grupo de notáveis do site. 

Por: Central do Sertão - 23\05\2022

“Um dia muitos irão perguntar: Quem foi Marcio Martins? Jamais saberei quais respostas serão dadas, porém, de uma coisa tenho certeza, não será nas páginas policiais que a minha história estará contada”

Foi com essa frase que o canapiense, natural de Itaíba\PE, Marcio Martins, residente em Canapi no alto sertão de Alagoas comemorou mais um importante reconhecimento em sua carreira profissional como Jornalista e Escritor nesta segunda-feira (23). 

Pouco mais de 03 anos após tomar posse como imortal da ACALA – Academia de Letras e Artes de Arapiraca, e duas semanas depois de receber o Premio Destaque de Jornalista mais atuante do Estado de Alagoas, Marcio Martins agora tem sua biografia publicada no seleto grupo de notáveis do renomado site ABC DAS ALAGOAS, Dicionário Bibliográfico, Histórico e Geográfico de Alagoas, referência do Patrimônio histórico, artístico e cultural do estado, criado pelo escritor, autor do livro de mesmo nome ABC DAS ALAGOAS, já em sua 3ª Edição, Profº Francisco Reynaldo Amorim de Barros, nascido em São Paulo\SP, mas, que, por muitos anos residiu em Maceió\AL, sendo condecorado em 2006 com o Título de Cidadão Honorário de Alagoas concedido pela Assembléia Legislativa (ALE).

Confira no site a biografia do Jornalista e Escritor canapiense Marcio Martins: http://abcdasalagoas.com.br/verbetes.php

--------------------------------------------\\----------------------------------------------

Jornalista canapiense editor do Site Central do Sertão recebe Prêmio Destaque do Jornalismo Alagoano.


Marcio Martins foi um dos homenageados na Cerimônia de Premiação da 3ª Edição do Prêmio Destaque 2022 promovido pelo Jornal Alagoas na Mídia em Maceió.

Por: Central do Sertão - 09\05\2022

O Jornalista e Escritor Marcio Martins, editor do Site Central do Sertão, foi convidado para participar da 3ª Edição do Prêmio Destaque 2022 realizado pelo Jornal Alagoas na Mídia. Na ocasião, o Jornalista e Escritor da cidade de Canapi no alto sertão de Alagoas, foi um dos homenageados com o PRÊMIO JORNALISMO DESTAQUE em reconhecimento ao seu trabalho jornalístico desempenhado no sertão de Alagoas de forma combativa e destemida, levando a seus leitores informações que os “donos do poder” e os “Coronéis do século XXI” não querem que a população saiba. Não por menos, Marcio Martins foi alvo de inúmeras ameaças e de 32 processos judiciais movidos em conjunto por 01 prefeito, 05 secretários e 10 vereadores todos de uma única vez e todos vencidos pelo Jornalista na primeira instância e atualmente em grau de recurso. Talvez o maior e mais evidente caso de perseguição política contra um profissional de imprensa do estado de Alagoas e quem sabe do Brasil. 

“Apesar dos pesares, a coisa mais gratificante da atividade jornalística é sem dúvidas, saber que o nosso trabalho tem feito a diferença na vida das pessoas, seja libertando suas mentes levando informação e conhecimento, ou mesmo sendo a voz daqueles que não tem voz perante as injustiças sociais e a imoralidade que tomam conta principalmente dos espaços políticos e de poder. Todavia, é sempre gratificante quando o nosso esforço e dedicação é reconhecido e premiado, principalmente quando sabemos que não se trata de compra de certificado ou troféu, mas da genuína avaliação da qualidade e da relevância do nosso trabalho na área jornalística” – Disse Marcio Martins. 

“Está entre os Profissionais Destaques sabendo da relevância que tem o Prêmio Destaque realizado pelo Jornal Alagoas na Mídia, é antes de tudo, uma grande oportunidade de mostrar a Alagoas e ao país, que Canapi também se destaque positivamente fora das páginas policiais dos grandes esquemas de corrupção e da violência. Deixarei meus votos de agradecimentos para o dia do recebimento do prêmio que desde já, dedico a minha saudosa mãe Marinalva Martins” – Conclui. 

A Cerimônia de Premiação acontecerá no dia 09 de Maio do corrente ano (2022), na sede da OAB\AL em Maceió\AL.


--------------------------------------------\\----------------------------------------------


Por: Central do Sertão e Editorial Guia Mais
Créditos: Reprodução/Oops TV
20/12/2018

Autor do livro IndignAÇÃO, sua primeira obra literária, o Jornalista e Escritor canapiense Marcio Martins tomou posse na noite desta quinta-feira (20) no auditório da Faculdade FERA em Arapiraca/AL como o mais novo acadêmico da ACALA – Academia Arapiraquense de Letras e Artes.

Indicado pelo presidente Cláudio Olímpio, Marcio Martins teve seu nome aprovado por unanimidade em votação da Assembléia Geral Ordinária da academia dada a relevância literária da sua obra, passando a ocupar a cadeira nº 25 que tem como patrono Lourenço Peixoto, pintor e um dos primorosos escultores da história de Alagoas.

Diante da honraria e do reconhecimento acadêmico de sua primeira obra literária, em um rápido pronunciamento de posse, Marcio Martins falou da importância do momento para sua vida acadêmica, profissional e social, bem como da necessidade de valorização da cultura e incentivo a formação de novos escritores a levar o nome de suas cidades e estado além das fronteiras.

O evento foi prestigiado por diversos acadêmicos, educadores, estudantes universitários, familiares e amigos do escritor que fizeram questão de marcar presença.

SOBRE A ACALA


Academia Arapiraquense de Letras e Artes foi fundada em 14 de junho de 1987, na cidade de Arapiraca, Estado de Alagoas, trata-se de uma Associação civil, sem fins lucrativos, e que tem como finalidade incentivar, promover e contribuir para o mais amplo desenvolvimento da cultura, da educação e da ciência.


--------------------------------------------\\----------------------------------------------


Marcio Martins recebe Prêmio Evandro Cardoso de blog mais acessado do Portal Minuto Sertão\Cada Minuto.


Premiação ocorreu na cidade de Delmiro Gouveia-AL.

Por: Canapi Agora - 09\07\2012

Como já havíamos anunciado, neste domingo (08) o Portal Minuto Sertão do grupo Cada Minuto, esteve comemorando um ano de existência homenageando o saudoso vereador e blogueiro do MS, Evandro Cardoso da cidade de São José da Tapera que faleceu em um acidente automobilístico em Fevereiro deste ano, além da justa homenagem, o site esteve premiando seus integrantes com um troféu em sua homenagem dividido em três categorias, duas delas, escolhidas por votação na internet para os prêmios de melhor repórter e melhor matéria, além do blog mais acessado de acordo com as estatísticas do site.

Nas categorias melhor blog e melhor matéria a vencedora foi à acadêmica em jornalismo da cidade de São José da Tapera, Gracinha de Souza que recebeu das mãos do coordenador do portal, o radialista Jota Silva um placa de reconhecimento pelo seu belíssimo trabalho realizado para o site.

Já na categoria Blog mais acessado, que foi escolhido através das estatísticas de acesso do portal, o vencedor foi o blogueiro do Canapi Agora e do Minuto Sertão, Marcio Martins, com mais de 40 mil acessos.

Além da premiação a coordenação do site entregou uma placa de reconhecimento a todos os blogueiros da equipe que se fizeram presente ao evento, foram eles; Hélio Fialho (Pão de Açucar), Edson Alves (Delmiro Gouveia), Jota Junior (Pão de Açucar), Fábio Guedes (Delmiro Gouveia), Jota Silva (Delmiro Gouveia) e Ítalo Timóteo também de Delmiro Gouveia.

Para Marcio Martins a premiação é o reconhecimento de um trabalho árduo muitas vezes incompreendido por pessoas que infelizmente em pleno século XXI ainda acham que levar informação e denunciar as mazelas sociais existentes é pura e simplesmente promoção pessoal, quando na verdade é a transformação de uma nova realidade, onde a ditadura e o coronelismo ainda existente em nossa sociedade são esmagados pelo compartilhamento de novas ideias, sonhos e ideais.