30 março 2022

Prefeita de Itaíba propõe 0,00% de reajuste do piso nacional para os professores incorporando o adicional de 20% do pó de giz ao salário dos educadores.


 Projeto foi protocolado nesta quarta-feira (30) na Câmara Municipal de Vereadores onde ainda deve passar pelas comissões legislativas da casa.

E finalmente, depois de adotar um “silêncio ensurdecedor” quanto ao reajuste de 33,24% do Novo Piso Salarial Nacional do Magistério e de ver seus colegas professores do município do qual é gestora, organizarem passeatas, protestos e até greve por simplesmente querer ver seus direitos garantidos conforme a Lei Federal nº 11.738\2008, a Prefeita do município de Itaíba no Agreste de Pernambuco Regina Cunha protocolou nesta quarta-feira (30) na Câmara Municipal de Vereadores, um Projeto de Lei propondo a incorporação do adicional de 20% do pós de giz ao salário dos educadores, o que na prática, significa reajuste 0,00% do Piso Salarial Nacional no município de Itaíba, uma vez que os professores itaibenses já recebem o adicional de 20% sobre seus vencimentos, e que a única diferença trazida pela incorporação, seria para fins de aposentadoria. Todavia, havendo uma proposta de reajuste real do piso nacional sem a incorporação do adicional do pó de giz, o próprio reajuste do piso teria efeito imediato e futuro para o mesmo fim, sem a necessidade de acabar com o adicional o qual trata o PL. 

ARCOVERDE: CAPITAL DE ITAÍBA?

É claro que a notícia de hoje não surpreendeu nenhum educador, muito menos a direção do SINSEPI – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaíba, a Comissão de professores, vereadores e o Diretor Legislativo Jandilson Gomes, que na última terça-feira (29) se dirigiram até o município de Arcoverde para participar de uma reunião com a Prefeita Regina Cunha e equipe para tratar justamente dessa proposta, a qual foi prontamente recusada pelos representantes dos professores itaibenses que não abrem mão da gratificação do pó de giz e a equiparação do piso. Em resumo, a reunião de certo modo representou um avanço no quesito “Negociações” entre Sindicato, Câmara e Prefeitura, porém, não evoluiu em nada, a não ser na grandeza do município de Itaíba que recebeu Arcoverde como Capital na fala irônica de alguns professores em suas redes sociais, uma vez que não há justificativa plausível para que essa reunião tenha sido realizada em outro município. 

"Dentre as várias propostas apresentadas através dos gráficos na reunião desta terça-feira (29) em Arcoverde\PE, nenhuma despertou o interesse para aprovação, ouve um momento de muita tenção, o clima esquentou, e ali também foi o momento de mostrarmos a nossa indignação por tudo que estava acontecendo durante esse tempo. Mas, depois de muitos embates no quesito Fundeb, sobre valores e aplicação dos recursos, onde tudo foi se caminhando para uma proposta. Então foi aí que depois de muito embate eles, manteriam o piso e incorporariam o pó de giz. Quesito muito bem defendido, por Dimas e Ednaldo. Então essa seria o desfecho da reunião, mas solicitamos que registrasse a nossa proposta, pena que infelizmente hoje ficamos sabendo através deste PL protocolado na Câmara que não fomos atendidos. Contudo, continuaremos na luta, firmes e fortes. Parada até que tenhamos uma definição em mãos ou a intimação do Oficial de Justiça, ao tempo em que protocolaremos ofícios para adquirirmos documentos necessários para análise, dentre outras providências, pois não aceitaremos nenhum retrocesso, muito menos a retirada de direitos"- Disse Abdoral Alves Presidente do SINSEPI.






TRAMITAÇÃO NA CÂMARA 

De acordo com o Diretor Legislativo Jandilson Gomes, uma vez que o Projeto já foi protocolado na Câmara, o mesmo será lido em plenário e seguirá para apreciação das comissões legislativas que deverão emitir seus respectivos pareceres favoráveis ou não. A expectativa é que o PL vá a votação até o dia 14 de Abril, ou, antes disso a depender de situações excepcionais.   

Preocupado com a falta de valorização dos professores, dos alunos da rede municipal sem aulas por conta da greve e da aflição dos pais com tudo que vem acontecendo, de posse da cópia do Projeto de Lei em tela, Jandilson Gomes viajou até Recife\PE onde conversou com o ex-auditor do TCE\PE Dr. Saulo Penna solicitando ao mesmo um parecer opinativo sobre o PL e o impacto do mesmo bem como do piso nacional para com a valorização dos professores e a educação itaibense como um todo. Confira! https://youtu.be/McFCcMPNP-w

PROTESTO DOS PAIS NAS REDES SOCIAIS 

E os pais dos alunos da rede municipal de ensino de Itaíba já começam a demonstrar sua completa insatisfação com o fato dos filhos estarem perdendo aula por conta da greve, mas não contra os professores já que os pais reconhecem a importância da valorização destes profissionais que simplesmente estão querendo o que lhes é de direito, mas sim, reivindicando junto a Prefeita Regina Cunha que dialogue com a categoria para que a greve seja encerrada e os alunos não venham a ser mais prejudicados do que já foram com a paralisação de 02 anos decorrente da pandemia, tal como neste relato de Luciana Ribeiro (mãe de aluno) postado em suas redes sociais nesta quarta-feira (30): https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1083298232251280&id=100017133398105&sfnsn=wiwspwa