Contratados fazem parte do cadastro de reserva do Processo Seletivo de 2021. Convocatória foi feita através de portaria assinada na última quinta-feira (17) e publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Pernambuco no dia seguinte.
Acusada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de perseguir os professores que participaram do protesto pelo reajuste salarial de 33,24% do novo piso salarial nacional do magistério, promovendo uma espécie de retaliação contra pelo menos 09 educadores ao estabelecer a redução de carga horária de 200h para 150h sob a justificativa, segundo alguns educadores, de que deste modo conseguiria pagar o reajuste do piso, a Gestão da Educação do município de Itaíba\PE chegou a ser oficiada na última quinta-feira (17) pela Câmara Municipal de Vereadores, através do Presidente Ver. Everaldo Pequeno a ter que em um prazo de 24h, explicar os motivos que justificariam tal medida arbitrária (relembre aqui).
Acontece que, o prazo acabou na última sexta-feira (18) com a Secretaria de Educação pedindo ao presidente da Câmara de Vereadores para aguardar até esta segunda-feira (21), quando também terão que explicar o porquê no mesmo dia em que a Câmara pediu explicações sobre a redução da carga horária dos professores efetivos, dia 17\03, a Prefeita Maria Regina da Cunha assinou uma portaria nomeando 31 professores temporários do cadastro de reserva do Processo Seletivo de 2021, publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Pernambuco no dia seguinte 18\03 conforme comprovação em anexo.
Vale ressaltar, que de acordo
com o Art. 12, inciso II do Plano de Cargos e Carreira da educação do município,
a convocação de novos servidores nas escolas só deve ocorrer quando houver indisponibilidade
dos aprovados em concursos anteriores.
Ignorado pela Secretária de Educação Ezelma Soares durante a elaboração da matéria anterior sobre esse mesmo tema em tela, desta vez optei por não buscar o contraponto, porém, deixando o espaço aberto no site e no blog caso a Ilustre Secretária resolva prestar os devidos esclarecimentos aos professores e a sociedade itaibense.