31 janeiro 2022

FOLHA DE PAGAMENTO: A “caixa preta” das Prefeituras de Canapi e Mata Grande.


 Vinicius Lima e Erivaldo Mandu são os únicos gestores municipais do alto sertão alagoano que insistem em descumprir a Lei da Transparência ao não divulgar a relação de servidores, seus respectivos cargos e salários.

Uma pergunta que não quer calar: Por qual motivo um gestor municipal temeria disponibilizar para acesso público a Folha de Pagamento do município que administra, sendo inclusive obrigado por lei a fazer isso?

É com essa pergunta que inicio esta matéria de hoje após a conclusão de uma pesquisa feita nos portais da transparência dos 08 (oito) municípios do alto sertão alagoano (Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D’água do Casado, Pariconha e Piranhas) no quais pude constatar que apenas os municípios de Canapi e Mata Grande insistem em descumprir o que determina a Lei Federal nº 12.527\2011 - Lei de Acesso a Informação, mais conhecida por “Lei da Transparência”, que regulamentou o direito constitucional de acesso às informações públicas em vigor desde o dia 16 de Maio de 2012, responsável por criar mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades. 

O descumprimento da lei pelos municípios acima citados ocorre justamente naquela que é a informação pública mais procurada pelos munícipes, principalmente pelos servidores públicos municipais, me refiro a FOLHA DE PAGAMENTO, na qual é possível encontrar a relação de funcionários temporários, comissionados, efetivos e concursados dos municípios, bem como seus respectivos cargos e salários. Informações essas disponíveis nos portais da transparência de todos os municípios do alto sertão a exceção dos municípios de Canapi e Mata Grande, conforme você mesmo pode constatar através dos prints abaixo e do link das páginas dos portais de todos os municípios aqui mencionados.







No caso do município de Canapi, a última folha de pagamento disponível no Portal é do mês de Setembro\2020 e no sistema de pesquisa, se quer é possível encontrar as informações individuais de pagamento dos servidores, ainda que os dados da pesquisa estejam corretos e completos. Já em Mata Grande, é possível encontrar as informações individuais de alguns servidores, só que completamente desatualizadas, enquanto que a relação de servidores com seus respectivos cargos e salários, só em sonho! 


Por todo o exposto, a conclusão que faço, não poderia ser outra senão de que a FOLHA DE PAGAMENTO das prefeituras de Canapi e Mata Grande é uma verdadeira “CAIXA PRETA”, invisíveis aos olhos das Câmaras de Vereadores dos respectivos municípios e livres da fiscalização do Ministério Público Estadual.