17 agosto 2021

Dados oficiais do IBGE e do TSE revelam como se perpetuam no poder os coronéis e as oligarquias em Canapi.

 

Com apenas 3,8% da população ocupada e 69% do eleitoral analfabeto e semi-analfabeto, Canapi cultiva uma histórica tragédia social sem perspectiva de mudança.

A quem interessa manter 69% da população analfabeta e semi-analfabeta que sabe apenas ler e escrever e com ensino fundamental incompleto, mais precisamente 9.201 de 13.314 eleitores, segundo dados atualizados do TSE – Tribunal Superior Eleitoral (Julho/2021) e 3,8% de pessoas ocupadas de um universo de uma população estimada de 17.719 pessoas [IBGE/2020], o que corresponde a apenas 676 pessoas [IBGE/2019]?

Estes são os dados oficiais que qualquer pessoa pode conferir nos sites do IBGE e do TSE que infelizmente revelam uma histórica tragédia social em meu amado Canapi, município do alto sertão de Alagoas e que explicam por si só de onde vem à força dos coronéis e das oligarquias que se perpetuam no poder de Canapi e de tantas outras cidades do país com indicadores sociais semelhantes.

Não é preciso ser nenhum especialista no tema para compreender que o que leva e mantém o povo na miséria decorre principalmente da dependência financeira a quem pode ofertar condições que possibilite algum tipo de melhoria na vida de quem nada tem, agravada pela falta de oportunidade à educação, a profissionalização, a cultura, ao esporte, ao trabalho e a geração de emprego e renda, palavras que soam como xingamentos para os planos e a ganância dos detentores do poder.

Você que reservou um tempinho do seu precioso tempo para ler este artigo, já se perguntou por que já se passaram quase 60 anos de emancipação política do nosso amado município, todos esses anos dominados por somente duas famílias e seus laranjas e mesmo com todo o avanço tecnológico e educacional ainda mantemos esses indicadores sociais alarmantes e as mesmas famílias no poder? Você nunca se incomodou com os milhões desviados do dinheiro público que inclusive levaram para cadeia os três últimos prefeitos que antecederam o atual? E a pergunta principal com a qual encerro mais este artigo... Você sempre dormiu e dorme de consciência tranquila sabendo que é com o seu voto que essa tragédia social se mantém, inclusive sem perspectiva de mudança?

Pense nisso!

Ainda há tempo...